CURIOSIDADES SOBRE A SEXTA-FEIRA 13


Olá amigos chocolatras!! Que bom, finalmente chegou a sexta-feira, mas.... toda vez que o calendário marca Sexta-feira 13, você não sente calafrios? A imprensa, em geral, dá grande importância à data e aparece em todos os lugares, não tem como esquecer.

Há países que têm fanatismo em relação ao nº 13 nomeadamente em Itália e França onde temos edificios onde não existe o andar numero 13 mas sim o 12 1/2 tal como numeros de apartamentos. Em corridas de cavalos o 13 é considerado azarento nao existindo esse numero nos locais onde os cavalos são guardados, utilizando o doze e meio.

Noutros locais o numero 13 é considerado de sorte noemadamente para alguns Americanos, pois foi assim os EUA foram formados primeiro, com 13 estados! A Primeira bandeira dos EUA tinha 13 estrelas e 13 listas, 6 brancas e 7 vermelhas, com o aumento do nº de estados decidiram so acrescentar as estrelas e mantes as 13 listas.

Na crença popular, sexta-feira 13 é dia de azar. Há os que não acreditam, é claro. Mas até esses acham bom não abusar. Mas, você sabe qual a origem dessa crença?

Ainda pesquisando e descobri que realmente isso se trata apenas de uma lenda, superstição ou mito popular. E como todo conto, existe diversas histórias que mostram como tudo começou. Vou citar apenas as mais conhecidas, mas existem muitas outras.

A principal remonta a 13 de Outubro de 1307, Sexta-Feira, o Rei Filipe IV de França mandou torturar e executar os Cavaleiros Templarios. Foi uma Sexta-Feira sagrenta na historia da humanidade. Pelo menos é um fato histórico.

Já na mitologia nórdica encontramos uma lenda sobre isso. Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu na Escandinávia seu reino. Para administrá-lo, celebrar os rituais religiosos e predizer o futuro, Odin teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio a crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa .

Essa lenda é semelhante, ao episódio da Ultima Ceia de Cristo. Segundo alguns relatos, participaram dessa ceia sagrada os doze apóstolos e Cristo, num total de 13 pessoas. Também aí o final foi infeliz: a crucificação e morte de Cristo, numa sexta-feira.

Outra conta que na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava a quantidade treze era a mesma usada para a palavra morte.

É, realmente é um número sinistro.... Bem, pra terminar, sabe qual o nome da doença de quem tem medo do número 13??? TRISQUAIDQUAFOBIA. Já que tem medo da Sexta-feira 13, tem a PARASQUAVEDEQUATRIFOBIA. =D

Abraços a todos e bom fim de semana!!!!

0 comentários:

Postar um comentário