VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SER TRANSFORMADO?

Hoje queria fazer uma pequena reflexão sobre o texto que se encontra em 1º Coríntios 15:50-58. Ao começarmos a ler essa passagem, nos damos logo de cara com uma verdade.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (v 50)
Tudo o que se corrompe, se desgasta, se acaba, não pode herdar o reino de Deus. Por quê? Simples. O Reino de Deus é algo eterno, puro e santo. Se é eterno, como aceitará coisas que se desgastam com o tempo, que se acabam e envelhecem? Se é puro, como aceitará o pecado de qual a nossa carne tanto cobiça? Se é santo, como aceitaria toda nossa maldade, inveja, egoísmo e violência. Bem, nosso corpo e o ser humano de forma geral é composto de tudo isso que acabamos de descobrir ao ler essa passagem, e que não entrará de forma alguma no reino de Deus. Então como faremos para herdar a vida eterna ao lado de Deus? A resposta a Bíblia nos dá no versículo seguinte:
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; (v 51)
Precisamos ser transformados. Precisamos trocar tudo o que temos. Não é simplesmente uma mudança ou melhoria. É uma transformação. E transformação indica que veremos algo novo, totalmente diferente do que tínhamos antes. Que promessa maravilhosa! Deus nos quer perto, e para isso irá nos transformar completamente. Quando Cristo voltar, a morte será finalmente vencida!

Mas agora precisamos perceber um detalhe, no final do versículo 54: “Tragada foi a morte na vitória”. Perceberam? Na vitória! Que vitória é essa que proporcionará que a morte seja tragada? Um dos versículos que logo me vem a mente são estes:
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4:8)

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tiago 1:12)
Sim, todos os versículos que falam de coroa e de vitória estão dentro do mesmo contexto dos versículos acima. O contexto de perseverança. O contexto de obediência e provação. O contexto do amor a Cristo. Cristo irá voltar e quando isso acontecer, temos uma promessa de sermos transformados para então estar junto do Pai. Finalmente a morte será tragada pela vitória. Mas infelizmente nem todos serão vitoriosos.

A morte será tragada pela vitória. Mas a vitória só será alcançada justamente pelos que a buscarem. Como dizem os versículos de Timóteo e Tiago, a coroa da vitória está guardada para todos que perseverarem nos mandamentos do Senhor. Parafraseando o apóstolo Paulo, todos que combaterem o bom combate e guardarem a fé receberão a coroa da vitória neste grande dia. E me parece que é só assim que receberemos nosso galardão. Nos livrando do pecado, sendo de fato revestidos do sangue de Jesus Cristo. Vamos ler os versículos seguintes:
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. (v 55-57)
Estes versículos são quase um diálogo. É como se a morte quisesse mais uma vez tragar os filhos de Deus, e Ele agora pode desafiá-la: “Onde está, ó morte, teu aguilhão?” (v 55) No versículo 56 vemos que o que dá força e poder a morte são justamente o pecado e a lei. Cada vez que pecamos, estamos dando mais força para morte. E se continuarmos no pecado, quando chegar o grande dia, Deus não poderá fazer nada por nós, pois não conseguiremos vencer a morte com nossos pecados, pelo contrário, iremos fortalecê-la. Mas aqueles que estiverem revestidos da graça alcançada através de Jesus Cristo, aquele que tiver perseverado até o fim, este sim conseguirá vencer a morte e orgulhar a Deus!

Por fim, terminamos essa passagem apenas reforçando, ou deixando ainda mais claro, o que Deus espera de nós neste grande dia da transformação:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (v. 58)
Como diz no versículo 51, todos serão transformados. Mas apenas o que já estavam transformados antes receberão a coroa da vitória! Que Deus nos ajude e nos dê força para ganharmos esta luta também!


0 comentários:

Postar um comentário