CONVICÇÃO CRISTÃ

Será que acreditamos de fato que Cristo existiu? Acreditamos nas suas palavras e que Ele verdadeiramente vai voltar? Vejamos algumas das suas afirmações:

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:2-3)

Existe muitas moradas lá no céu, quando morremos, iremos para lá! Um lugar fantástico, sem sofrimento, preparado pelo próprio Jesus Cristo para nós! Você acredita que quando você morrer você vai para esse lugar que Jesus preparou? Acredita mesmo? Então porque temos medo de morrer? Porque ficamos cuidando da nossa vida aqui na terra como se essa fosse a nossa única vida e que temos de aproveitar a todo custo? Porque nos preocupamos tanto com nossa saúde, estudo, emprego, educação? Porque queremos viver mais? Porque tomamos remédios e nos alimentamos de forma a viver 5 ou 10 anos a mais?

Você acha que a nossa vida lá nesse lugar que Jesus preparou não vai ser melhor que essa? Se acreditamos nisso, porque então não queremos sair daqui? Porque não andamos a noite com medo de algum assalto? Será que somos sábios demais? Será que quando dizemos que temos sabedoria é justamente quando cuidamos da nossa saúde e do nosso emprego? Somos sábios quando estudamos bastante e damos educação aos nossos filhos? Ser “sábio” realmente é isso?

Amados, entenda. Não estou querendo dizer que não devemos estudar, preservar nosso emprego, dar educação aos nossos filhos, ter um vida confortável, se alimentar bem e fazer exercícios para manter a forma. Mas estou querendo focar no nível de importância que damos a essas coisas. Nós como cristãos, temos consciência (ou deveríamos ter), que teremos duas vidas. Uma já estamos vivendo. E que a vida que iremos ter depois dessa é muito mais importante e muito melhor que essa. A nossa segunda vida é para sempre, e não passageira quanto essa. A qual vida você dá mais valor? É simples descobrir isso, basta olharmos uma passagem que eu gosto muito:

Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. (Lucas 12:34)

É o que nós valorizamos que daremos mais atenção. O nosso tesouro é aquilo que investimos mais tempo, mais dinheiro, mais atenção. A Bíblia nos mostra que existe dois tipos de coisas que podemos dar atenção: as coisas do alto e as coisas da terra. E nos exorta:

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3:2)

Então como saberemos qual a vida que damos valor? Basta olhar onde está a nossa atenção. Que porcentagem do meu tempo vai para as coisas do alto e qual porcentagem vai para as coisas da terra? Qual o tesouro deste século, o que geralmente temos de precioso? Tempo. Alguém falou: “tempo é dinheiro”. Onde você dedica mais tempo?

Amados, ninguém investe em algo que sabe que não vai render. Ninguém coloca dinheiro num fundo de investimento com rendimento negativo. Ninguém compra ações de uma empresa em queda. Investimos sempre no que acreditamos que é bom, que vai dar certo, que é o melhor pra gente. Quem compra uma casa pensando “essa casa vai me trazer muitos prejuízos mas é ela que vou comprar” ou “vou estudar nessa escola porque sei que ela não vai me ensinar nada e só vou perder dinheiro”. É claro que ninguém pensa assim. Investimos, compramos, gastamos quando sabemos que é o melhor pra nós.

E aí voltamos a fazer a pergunta: Porque não investimos na nossa vida espiritual? Porque não acreditamos que ela exista ou que é melhor para nós. Simples. Não acreditamos, não temos convicção. Vamos relembrar o versículo:

Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. (Lucas 12:34)

Sim, o que você achar que é melhor para você, o que você entender que é um tesouro, alí você estará. Seja investindo sua saúde, seu dinheiro ou seu tempo. Somos movidos pelo que nos faz sentir bem.

Infelizmente o que vejo são muitos cristãos que não tem convicção na sua fé, não tem realmente certeza nas coisas que diz que acredita. Às vezes dizemos que temos pouca fé, que não somos cristãos fervorosos, e que por sermos pecadores, não agradamos a Deus como deveríamos. Tudo desculpa. Amados, Jesus Cristo nos falou que:

...se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. (Mateus 17:20)

Você já viu uma semente de mostarda? É minúscula, quase não dá pra ver. Se nossa fé fosse bem pequena, quase nenhuma, mas se de fato tivéssemos fé, faríamos muitas e muitas coisas, bem mais das que fazemos atualmente. Dizemos que somos cristãos, mas não acreditamos de fato naquilo que lemos (quando lemos). Dizemos que entendemos, mas não praticamos. Dizemos que conhecemos a Deus, mas quando ele nos chama, nos negamos. Muitas vezes vemos pessoas de outras religiões, que sempre criticamos e dizemos que é falsa, mas que de fato acreditam com convicção, e o resultado é vermos seus atos “de loucura” mundo a fora. Até mesmo pessoas “fora” da igreja tem mais convicção nas coisas que acreditam e mostram isso através dos seus atos. O apóstolo Paulo tinha razão quando disse que:

...a fé sem obras é morta. (Tiago 2:26)

A mais pura verdade. Quer ver se você tem fé? Veja suas obras! Veja onde está seu tempo, seu tesouro. Seu coração. Você já discutiu com um ateu convicto? Ou já discutiu com alguém de outra religião praticante? Tente fazer isso, e o que muitas vezes vai acontecer é que ficamos sem argumento. Por quê? Porque não temos convicção de fato no que acreditamos.

Vejamos mais uma última passagem:

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. (1 João 2:3-6)

Como saber se conhecermos a Deus? Mais uma vez olhamos para as obras. Temos obedecido aos mandamentos que Ele deixou? Temos guardado o que ele nos ensinou apenas vamos à igreja, tomamos a Ceia e voltamos para casa? Temos parado, meditado na sua palavra, orando, agradecendo, perdoando os irmãos e tantas outras coisas que ele nos deixou?

Para concluir, volto para a pergunta inicial: Você acredita de fato que Cristo existiu? Acredita que Ele vive e reina hoje? Acredita que Ele pode te dar felicidade e suprir todas as suas necessidades? Você realmente acredita que viverá eternamente com Ele depois dessa vida? Você acredita que poderá ver seu irmão, sua irmão, sua mãe ou seu pai indo para o inferno?

Quando passarmos a acreditar mais na palavra de Deus, passaremos a trocar mais os nossos tempos de estudo de matemática pela a leitura da Bíblia. Passaremos mais tempo nas comunhões da igreja do que no trabalho. Estaremos visitando mais irmãos do que nos divertindo em lugares que não edificam. Colocaremos mais nosso dinheiro nas obras da igreja do que enchendo nossa casa de bens materiais. Perdoaremos mais do que condenaremos. Pregaremos mais a palavra, anunciaremos mais o evangelho de Cristo, do que anunciar a vida dos outros irmãos por aí. Por fim, nós acreditando ou não, Cristo voltará. E será que de fato isso irá acontecer:

Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18.1-8)

Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário