E NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM

"Não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." (Gálatas 6.9-10)

Todo mundo sabe que ser cristão não é fácil. No post anterior tinha mencionado que a Palavra de Deus nos exorta a não seguirmos o curso natural deste mundo, em outras palavras, devemos andar na contra mão. É como seguir por um rio muito violento e rápido, sendo que no sentido contrário a sua correnteza. Sim, é uma tarefa difícil, porém prazerosa. É realmente uma tarefa que nos exigirá muito esforço, e por muitas vezes nos cansaremos no meio do caminho. Sim, nos cansaremos porque como eu disse, o rio é violento, não nos dá brechas ou oportunidades. Vez ou outra, no meio do caminho, precisaremos descansar e renovar nossas forças. Nossos braços já estarão super cansados de tanto remar contra a maré. Por muitas vezes já nadamos mais pra trás do que pra frente, e a impressão que temos é que nunca chegaremos ao destino final e que estamos sendo levados pelo rio. Não é fácil

Mas, quando foi que Jesus disse que seria fácil? Pelo contrário, Jesus nos alertou e especificamente no evangelho de João, ele prepara seus discípulos e a nós sobre a dura caminhada que teremos pela frente. Alías, a própria caminhada de Jesus não foi fácil. O início da sua amada igreja foi pior ainda, com cristão sendo perseguidos de dia e de noite. Mas como eu disse, Jesus já sabia disso, e por isso disse:

"...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16.33)

"Tereis aflições". Claro que teremos! Tente nadar contra a maré e verás isso claramente. Jesus nos diz que a vida cristã é difícil. Não porque não temos um Deus bondoso que não se preocupa conosco, mas sim por causa da humanidade que não reconhece quem é Seu Criador ou não O ama como deveria amá-lo. E quando eu digo a humanidade, estou falando de mim e de você também. Quantas vezes tropeçamos e entristecemos o Espírito de Deus? Quantas vezes deixamos a ganância, a inveja ou a cobiça nos dominar? Quantas vezes esquecemos de agradecer pelo ar que respiramos toda manhã? Mark Driscoll fala muito bem (veja o vídeo) quando diz que no mundo só existe pessoas más que se arrependeram, e pessoas más que não se arrependeram, e todos estão debaixo da graça de Deus.

"Venha, torne-se cristão, entregue sua vida a Deus que sua vida vai melhorar, deixe Deus agir em sua vida!...." Ah, quantas vezes já ouvi esse chamado! São justamente esses discursos que fazem as pessoas acharem que o Cristinianismo e a crença em Deus é uma alienação da nossa cabeça, ou que é uma necessidade que temos que crer em algo. E olhando por esses discursos, concordo plenamente com eles. Mas entenda, Jesus nunca disse isso! Pelo contrário, ele disse: "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;" (Mt 10.34

Mas voltando ao começo da história, Jesus nos seus últimos momentos aqui entre nós fez questão de nos preparar para nossa longa jornada, e diz claramente que será difícil. Ele nunca disse que teremos felicidade sempre e alegria, que o mundo aceitará de bom grado nossas atitudes e nunca lhe chamará de "besta" ou "careta". Ele nos mostra sim, que apesar do rio ser muito violento, se nos abastecermos na fonte correta, se renovarmos nossas forças e pedirmos ajuda a pessoa correta, conseguiremos passar pelo rio.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Rm 12.2)

Não se canse amado irmão! Não desanime! Se você tiver a impressão que você está num lugar desconhecido, que o seu lugar não é esse, que está rodeado de pessoas diferentes de você e que não lhe entendem ou vier aquele pensamento "que danado estou fazendo aqui?". Se isso acontecer, parabéns!! Você entendeu! Sim, nosso lugar não é aqui, mas continue no rio que você chegará a sua real morada! Não importa a sua idade ou o quanto você já lutou, continue! Deus está vendo seu esforço e lhe recompensará!

Dedico este post a um grande irmão de caminhada (e recentemente irmão na fé), Rodrigo José, que faz aniversário hoje!! Parabéns Rodrigo, e meu maior desejo é que no fim da nossa vida passageira aqui na terra a gente possa fazer como o apóstolo Paulo, que mesmo cansado e exausto, pôde dizer: 

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Tm 4.7


1 comentários:

Ricardo Figueirêdo disse...

ótima reflexao

Postar um comentário