SE HUMILHAR, SEMPRE

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
(
2 Crônicas 7.14)

Humilhação. Palavra que incomoda todos nós, seres humanos normais. Não gostamos de ser humilhados ou passados pra trás. O instinto de superioridade vai a tona sempre que acontece algo que poderemos ser humilhados, e fazemos de tudo, tudo mesmo, para que isso não aconteça. Às vezes agimos erradamente, às vezes magoamos quem gostamos, às vezes até nos colocamos em ciladas e complicações muito piores, simplesmente pelo fato de não ser humilhados. Bem, acredito que isso seja normal. Na verdade, tudo que vem da necessidade de satisfazer os desejos da carne é normal. Inveja, vaidade, ganância, mentira, tudo isso acaba virando algo normal.

Porém, Deus nos ensina que se quiseremos agradá-lo, não devemos seguir o curso deste mundo, como já fizemos outrora (Efésios 2.2) Em outras palavras, não devemos fazer o que é normal. Devemos evitar ser apenas mais um neste mundo, tentando agradar a todos para se fazer parte de uma sociedade. Jesus nos ensina que temos obrigação de sermos diferentes! (Mateus 5.13-14)

A boa notícia, é que na questão "humilhação", não precisamos nos humilhar perante homem algum. A única pessoa a quem devemos nos humilhar sempre é o nosso Deus. À Ele sim, todo joelho deve se dobrar. Devemos ter um coração humilde e sempre se humilhar perante o nosso Deus. Precisamos sempre buscar sua misericórida intensamente e pedir perdão pelos nosso erros. Se nos humilharmos de coração e reconhecermos que não somos nada além de pecadores, tenha certeza que Deus irá se agradar e te exaltar no momento oportuno.

Agora vai uma dica. Reconheça que você precisa Dele. Reconheça quão pequeno você é. Não se acha auto-suficiente. Enfim, não se humilhe perante Deus apenas por causa da promessa que você será exaltado. Isso é verdade sim, mas seja humildade de coração e busque sempre fazer a vontade do Pai que todas as coisas virão por consequência. Medite em Mateus 23.12:

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Tenha uma ótima semana!!

0 comentários:

Postar um comentário