CAMINHOS INEVITÁVEIS

A maioria de nós imagina que pode evitar cair no mesmo erro de outras pessoas; e dizemos: “Vendo isso não farei eu também!” Não podemos nos enganar! Infelizmente somos obrigados muitas vezes a escorregar na mesma “casca de banana” de outra pessoa. Porque pode não ser simplesmente um erro e sim um caminho.

“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus e batizava mais discípulos que João, deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. E era necessário atravessar a província de Samaria. Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José”. Jo 4.1-5

O texto de João diz que “era necessário passar por Samaria”, mas não era uma necessidade geográfica, Jesus podia seguir pela cidade de Peréia para chegar à Galiléia. Os samaritanos não se davam muito com os judeus, Jesus sabia que corria perigo, “era arriscado”. “Há caminhos que são inevitáveis”, Não é o caminho que determina nossa segurança, nosso sucesso e sim saber que Deus está conosco.

Ora, o apóstolo Paulo revela o perigo de seus caminhos em 2Co 11.26 quando fala de seus sofrimentos por causa do evangelho. Há caminhos que trilhamos e não entendemos o porquê, e pensamos: “onde eu errei Senhor!” Não quer dizer que temos errado; quantas pessoas estão por aí fazendo esta pergunta? Sem saber o porquê de tudo o que está acontecendo? José não teve como escapar do caminho de sofrimento, mas, ele sabia que Deus estava com ele. No livro de Gênesis 39.2 diz que: “O Senhor era com Josué, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio”. Ele foi ao cárcere! Sim é verdade, mas o Senhor era com ele, e fez com que José tivesse o agrado do carcereiro. Gn 39.21.

Ouça: Os caminhos são inevitáveis, é preciso olhar para o Senhor e com fé declarar que este caminho lhe trará no fim a recompensa de tê-lo trilhado. Muitos vivem ao redor de seus erros, completamente perdidos em seus caminhos sem entender os planos do Senhor, que muitas vezes não são revelados em curto prazo. José entendeu o motivo do caminho de sofrimento quando sua família precisou de ajuda para não perecer. O plano de Deus na vida de Josué não foi apenas à riqueza, o reconhecimento de Faraó, não, em Gênesis 45.7-8 ela relata a seus irmãos o propósito real de todo aquele caminho: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda terra do Egito”.Gn 45.7-8.

Ouça: Deus colocou José naquele caminho, e ele só entendeu o porquê anos depois. Você pode não estar entendo nada a respeito do caminho que está trilhando, mas assim como foi Deus quem colocou José naquele caminho, ele também o colocou neste e vai fazer com que o nome Dele venha a ser glorificado na sua vida e nas que te rodeiam. O profeta Jeremias explica com precisão que não é o homem que determina seu caminho: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”. Jr 10.23
O Senhor determina nosso caminho, mas também o Senhor dirige nossos passos. Aleluia!
Sua atenção não deve estar centralizada no caminho, nas curvas, nos buracos que há nele.
Jesus precisou passar por Samaria, este caminho perigoso e de riscos fez com que a vida de uma mulher fosse mudada completamente. O caminho de José mudou completamente a vida dele e de sua família.

Ouça: Se Deus está te levando por Samaria, vá em frente, não desista, pois este caminho pode mudar sua vida e de outras pessoas. Deus abençoe! Amém!

Fonte: http://www.gospelmais.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário