AMIZADES E INFLUÊNCIAS

O comportamento das pessoas é constituído por sua criação: o que elas aprendem e observam quando crianças, sejam hábitos e costumes da família, vizinhos, amigos... E durante toda a vida, estamos sujeitos a mudar nossos hábitos, costumes, e nossos valores éticos. Essa
condição denomina-se por sofrer a influência do lugar onde estamos/freqüentamos ou das pessoas ao nosso redor. Hábitos são involuntários. Às vezes agimos errado por um mal hábito que adotamos, e não conseguimos enxergar porque aos nossos olhos é algo comum e correto. E apesar de ser um pouco difícil lidar com certos hábitos, não é impossível transformá-los e trocá-los pelos bons e lícitos.

Aí mais uma vez entra a questão da influência das pessoas: se você conviver com pessoas de hábitos parecidos, nunca sentirá necessidade de mudá-los porque aquelas pessoas estarão apoiando e mantendo a situação através do próprio comportamento delas; em outras palavras: se elas fazem o mesmo e não enxergam que estão erradas, como você será levado a enxergar que os seus comportamenos estão errados?

Costumamos chamar a todos os conhecidos por "amigos" e "amigas", mas o que eles fazem para demonstrar que o são, verdadeiramente? Porque um amigo, uma amiga mesmo, não te influência pros vícios, pra comportamentos errados, ou seja, um amigo de verdade não te puxa pra baixo nem te impede de progredir, crescer. Muitas pessoas, jovens e adultos, deixam de crescer e de fazer algo melhor com sua vida por dar ouvidos às influências dos considerados amigos e amigas. A influência é traiçoeira. Seduz e envolve a pessoa, causando vários aborrecimentos para sua vida. Quantas pessoas não deixam de estudar, trabalhar, por influência do que os amigos lhe dizem ou por assistir o modo como agem consigo mesmos? Quantas outras não passam a fumar e beber pelos mesmos motivos? E quantas não abandonam a infância, a adolescência, para brincar de adulto, sair ficando com qualquer um, vivendo casos de maneira irresponsável, trazendo filhos ao mundo tão inconseqüentemente? Até mesmo dentro da igreja vemos os jovens limitando suas vidas a esses comportamentos, por influência dos outros. "Ah, o que tem? Tenho mais é que curtir a vida mesmo, e o resto que se dane!" - será que é assim mesmo? Curtir a vida para mim é descobrir a vida e as coisas belas que o mundo em si (natureza, paisagens, cultura, arte, pessoas de conteúdo) têm a nos oferecer, porque isso é o que faz alguém feliz e lhe garante um bom futuro! Imagine se todas as pessoas do mundo agissem com esse nível de imaturidade, não teríamos pessoas trabalhando para proporcionar as coisas básicas, como água encanada, luz elétrica, alimento nos mercados pra abastecermos nossa despensa... e todas essas pessoas estão curtindo a vida, no seu verdadeiro significado: estão "gerando e proporcionando vida" à muitas outras pessoas que elas nem conhecem!

O Salmo 1 é um texto tão atual que fico até admirada! Quando o leio, fico imaginando Davi enxergando nos dias de hoje, as pessoas sentadas em grandes rodas de amigos, falando sobre assuntos de baixo calão, debochando dos outros, escondendo-se atrás de uma falsa prepotência para não enfrentarem a situação em que vivem. "Feliz aquele que não se deixa ir atrás de gente má, que não vai pelo caminho dos pecadores, nem se senta na companhia dos escarnecedores. Mas tem prazer em fazer o que Deus manda, meditando dia e noite nas suas leis. Porque será como as árvores plantadas junto aos cursos de água, que dão fruto na época própria, e cujas folhas não murcham. Todo o seu fruto é bom. Mas não são assim os que vivem sem Deus! São antes como a palha que o vento leva. Por isso não resistirão quando vier o julgamento de Deus, não poderão ficar no ajuntamento dos justos. Pois o Senhor conhece a conduta dos justos; mas o caminho dos ímpios conduz à perdição." - Versão: Bíblia Gateway. Observe este trecho "Porque será como as árvores plantadas junto aos cursos de água, que dão fruto na época própria, e cujas folhas não murcham. Todo o seu fruto é bom." Quer dizer que, aquele que não seja deixa influenciar, consegue ouvir a si mesmo, conhecer a si mesmo e suas próprias opiniões, tem sonhos e batalha por eles, e alcança suas vitórias. Quem não se deixa influenciar consegue vencer e triunfar na vida! Adianta ter uma multidão de amigos, mas não ter conhecimento, não ter conteúdo, estudo, um bom emprego, não conhecer a si mesmo e portanto não conseguir tomar suas próprias decisões? Adianta ter uma multidão de amigos, se isso não paga as contas no final do mês, nem te trás recompensa quando os anos passarem e a vida cobrar sobre o que você fez esses anos todos?

Não adianta de nada nos escondermos, porque um dia seremos forçados a lidar com nossas dificuldades. Antes que seja da maneira fácil, do que da maneira mais difícil. Hábitos podem ser transformados, se nos propormos a crescer a partir daquilo que somos, nos desligando do que nos mantêm presos ao erro.

Jacqueline C. Gomes

0 comentários:

Postar um comentário