TV E FÉ? NAHHH

Este tema já parece muito batido aos nossos olhos. Discussão sobre a TV e sua fé são muito frequentes no meio Cristão.

Há quem diga que não assiste televisão!

Pois bem, não venho aqui falar do que todos já estão carecas de saber: A televisão não leva nada de proveitoso e edificante em sua programação. Claro que há excessões, não vejo problema algum no Programa do Jô ou no filme da Sessão da Tarde, por exemplo...

Enfim, venho falar de algo que me encanta, mas as vezes me surpreende negativamente: A PUBLICIDADE!

Idéias geniais nas mentes ferventes de cabeças criadoras, publicitários a serviço do capitalismo. Comerciais de cerveja? MUITO BEM BOLADOS! Conseguem ditar muito bem a moda! E quanto as roupas? Lindas as modelos não?

Mas o que mais me intrigou, foi a jogada agressiva por parte de um comercial de sandálias para crianças.

Não estou certo do nome, mas transcrevendo basicamente as falas do anuncio, 4 garotas falavam:

- Ser fashion é se produzir! (aparecia uma menina se maquiando)

- Ser fashion é ter muito amigos para conversar! (criança falando no celular)

- Ser fashion é curtir aquele som! (outra se requebrando ao som do disc-man)

- Ser fashin é brincar! (a mais inocente de todas x'D]

E as outras logo falavam, BRINCAR??!!??!

Enfim, deu pra perceber o caráter manipulador de crianças não eh?
Crianças se maquiando, falando no celular, fala sério, até as crianças não escapam da ditadura da moda fútel e capitalista...

Pode não parecer, mas o que você acha que uma menina pensa quando assite isso?
...

E assim continua o mundo, a televisão, o marketing alienando cada vez mais a humanidade. Espero ter mostrado algo que lhe faça pensar sobre o que você assiste, como assiste, e se você está sendo influenciado...

Quer ver? Faça um teste e passe a analisar os comerciais como sempre eu faço. Veja os detalhes, TUDO, eles sempre possuem alguma jogada aparente ou escondida xD!

Fiquem com Deus!

Tiago Brito

1 comentários:

Ricardo Figueirêdo disse...

De fato é um problema. os criativos não são cristãos nem tem muita consciência do que está fazendo e da influência que essas idéias causam. Eles muitas vezes passam por cima da ética em prol da "big idea".
mas graças a Deus a publicidade tem seus orgãos reguladores que, se vc se sentir ofendido ou a propaganda infringir algum artigo da legislação publicitária (que existe e é bem extensa), vc pode reclamar ao conar (http://www.conar.org.br) que eles julgam e chegam a cortar a propaganda sem dó nem piedade.
Infelizmente, se vc quer criar seus filhos, vai ter de monitorar boa parte do conteúdo que eles assistem e também sentar pra conversar um bocado e ensinar a Palavra de Deus.

Postar um comentário