ONZE PRINCÍPIOS PARA O BOM CRISTÃO

ntes de você ler minha tentativa de igualar os textos mencionados acima, aqui vai um alerta. Os meus princípios não são fruto de um estudo bíblico profundo, nem a tentativa de defender qualquer ideologia ou “debiloidia” minha. A pretensão deles é apenas expor algumas palavras e ações de Jesus sob uma ótica diferente.

1. Ame você em primeiro lugar. Você precisa se valorizar, se importar com você mesmo. Se você não se ama, quem amará? Como pode amar o próximo como a ti mesmo, se você não se ama em primeiro lugar? Por isso, tenha consciência, você é sua primeira prioridade!

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24)

2. Família em segundo lugar. Depois de Deus e de você mesmo, vem sua família. Cuide bem do seu pai, sua mãe, sua esposa e filhos. Deus quer que você os ame e faça tudo por eles. Portanto, respeite sempre a vontade e o desejo de seus familiares.

“Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e sua mãe, sua esposa e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”
(Lucas 14.26)

3. Pense no amanhã. Nada é feito sem planejamento. Tenha sonhos e preocupe-se em traçar os meios de colocá-los em prática. A fé não é um salto no escuro, mas um caminhar seguro, baseado na crença que Deus sustenta o nosso chão.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".
(Mateus 6.34)

4. Mantenha boa fama com todos. Tudo é permitido, mas nem tudo nos convém. Portanto, mesmo sabendo que podemos fazer muitas coisas, devemos evitar as coisas de aparência maligna, aquilo que pode destruir nossa imagem de bom cristão.

“Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: "Aí está um comilão e beberrão, amigo de fiscais corruptos e pecadores"".
(Mateus 11.18)

5. Não se associe com pessoas erradas. "Dize-me com que andas e te direi quem és", "Uma maçã podre estraga todo o resto". A sabedoria popular já nos alerta que devemos nos rodear por pessoas que tenham a mesma mente que nós temos. Se nossos amigos forem mundanos ao invés de serem cristãos, nós também seremos mundanos.

“Estando Jesus em casa, foram comer com Jesus e seus discípulos muitos fiscais corruptos e pecadores.”
(Mateus 9.10)

6. Seja compreensivo. Muitas vezes as pessoas nos magoam porque querem o melhor para nós. Portanto, seja compreensivo com essas pessoas. Sair por aí dando patadas não é atitude de um cristão, mas de um jumento.

“Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele... fosse morto e ressuscitasse ao terceiro dia. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isto nunca te acontecerá!" Jesus virou-se e disse a Pedro: "Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não tem em mente as coisas de Deus, mas as dos homens".
(Mateus 16.21-23)

7. Evite radicalismos e mantenha o equilíbrio. “Canja de galinha não faz mal a ninguém”. Evite as idéias radicais. Ser cristão não é ser louco. Encare os princípios bíblicos com moderação e sabedoria.

“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. "E melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.”
(Mateus 5.19)

8. Respeite as tradições. A igreja tem quase dois milênios de História. Temos regras e princípios hoje e eles não existem por acaso. Portanto, obedeça-os. Provavelmente seu desejo de rebeldia é fruto de uma fase de sua vida que passará com os anos.

“Naquela ocasião Jesus atravessou os campos de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las. Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado".
(Mateus 12.1-2)

9. No caso de discordar, proteste de forma civilizada. Mesmo devendo obedecer, todos temos direito a nossos pontos de vista e discordâncias. Não há nada de errado nisso. Entretanto, a nossa opinião deve ser manifesta de modo civilizado, pacífico e democrático.

“Então ele fez um chicote de cordas e expulsou a todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.”
(João 2.15)

10. Não ore contra a vontade de Deus. Não devemos pedir a Deus aquilo que sabemos que é contra sua vontade. Por exemplo, é um absurdo orarmos pela cura de alguém se não sabermos se Deus quer curar àquela pessoa. Portanto, só devemos pedir pra Deus fazer aquilo que sabemos que ele quer fazer.

“E dizia: "Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas o que tu queres".
(Marcos 14.36)

11. Seja claro e evite confusões. Por último, mas não menos importante, devemos ser claros e abertos quanto ao que pensamos e falamos. Nossa fala e pensamento devem ser compreendidos por todos, da lavadeira ao professor universitário. Quem pronuncia a palavra de Deus sem clareza de idéias causa confusão, e quem faz isso é o diabo.

"A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas para os que estão de fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!”
(Marcos 4.11-12)

por: Tonho

Fonte: http://www.underground.org.br/artigos/artigo.asp?ID=108

1 comentários:

Anônimo disse...


Prezados do Chocolate Quente, sugiro rever esse trecho, que foi publicado por vcs:

“Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e sua mãe, sua esposa e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Pois nunca o vi, o que já vi nas Escrituras Sagradas diz o seguinte.

“Se alguém vem a mim e não amar mais a mim do que o seu pai e sua mãe, sua esposa e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Muda totalmente o sentido como voçês escreveram, pois O Senhor Jesus, filho de Deus, não quer que odiemos nossa família e sim que coloquemos Ele acima dela.


“Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e sua mãe, sua esposa e filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”
(Lucas 14.26)

Postar um comentário